Qual é a diferença entre buyer persona e público-alvo?

Last modified date

Quando os empreendedores começam a montar estratégias de marketing para alavancar seus negócios, dois termos que podem se confundir são público-alvo e buyer persona. Ambos os conceitos dependem de características específicas dos clientes, mas na realidade, são bem distintos. Se liga 😉
O Público-alvo é define dados gerais sobre os clientes em potencial. São recolhidas informações como idade, gênero, escolaridade, classe social, hábitos e problemas que precisam ser resolvidos, de forma mais ampla e genérica. Essa estratégia é muito importante para definir “cliente perfeito” construir análises de mercado mais precisas.
Já a Buyer Persona é construída de forma mais específica. Esse é um personagem semi-ficcional que personifica o público-alvo, para que as estratégias de comunicação sejam mais assertivas àquelas pessoas. A buyer persona tem dados como nome, idade, gênero, mas, também, sentimentos, comportamentos, passatempos e uma história que dá sentido à utilização dos produtos e serviços da sua empresa.

Conhecer a sua persona é o primeiro passo para começar a traçar as estratégias! Mapeie aqui a sua persona.

#experienciadocliente #customerexperience #persona #publicoalvo #estratégias

Bruna

Share